Notícias

27/06/2011
PROCONVERGENCIA recebe prémio no RegioStars Awards 2011

Os prémios anuais da Comissão Europeia “RegioStars Awards” destacam os projetos mais inovadores apoiados pela política regional. Na edição de 2011 foram selecionados 31 dos 66 projetos apresentados por 18 Estados-Membros. Os nomes dos vencedores foram revelados na cerimónia que teve lugar em Bruxelas a 23 de Junho, na presença do Comissário responsável pela Política Regional, Johannes Hahn e da Presidente do júri do concurso RegioStars, Ann Mettler, diretora executiva do grupo de reflexão sobre o Conselho de Lisboa, baseado em Bruxelas. Os projetos selecionados provieram de regiões como os Açores ou a região da Baixa Áustria, e incluem variados tipos de cooperação inter-regional e transfronteiriça entre países europeus, incluindo a Noruega e as ilhas Faroé.
Johannes Hahn, o Comissário da Política Regional, afirmou: “os projetos vencedores consubstanciam as sinergias entre os diferentes programas da EU e o modo como a política regional apoia a inovação e o desenvolvimento sustentável nos variados contextos regionais. Todos eles são projetos exemplares, oriundos de cidades, regiões marítimas e áreas periféricas, mas igualmente de zonas fronteiriças transregionais e transnacionais”.
As categorias temáticas do RegioStars 2011 foram escolhidas com um destaque claro na identificação e no reconhecimento de projetos indissociáveis das prioridades políticas da política de coesão, à luz da estratégia Europa 2000 acordada pelos Estados-Membros.
Os finalistas foram selecionados para cinco prémios, nas seguintes categorias:

Competitividade económica
- Iniciativas de criação de redes e clusters de apoio ao crescimento regional e ao acesso das PME aos mercados mundiais.
- Preparação para a mudança económica.

Economia hipercarbónica
- Promoção da energia sustentável nas cidades (categoria “CityStar”).
- Projetos de transportes urbanos integrados e limpos (categoria “CityStar”).

Informação e comunicação
- Fotografia promocional de um projeto cofinanciado.

A fotografia do projeto cofinanciado pelo PROCONVERGENCIA “Requalificação do Farol dos Capelinhos- Centro de Interpretação” recebeu o prémio na categoria “Fotografia promocional de um projeto cofinanciado”.