Notícias

20/06/2011
5ª. Comissão de Acompanhamento PROCONVERGENCIA

No dia 20 de Junho de 2010, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, realizou-se a 5ª reunião da Comissão de Acompanhamento dos Programas Operacionais PROCONVERGENCIA e PRO-EMPREGO.

Nesta reunião, presidida pelo Gestor do PROCONVERGENCIA, o diretor regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Dr. Rui Amann, foram apresentados e aprovados os Relatórios de Execução de 2010 dos dois programas para a RA dos Açores, para além de outros pontos relativos à análise sobre a situação atual, abordagem de aspetos relativos ao desenvolvimento da programação, entre outros.

Participaram nos trabalhos deste órgão de acompanhamento da aplicação dos fundos estruturais, vários dirigentes da administração pública regional, parceiros socioeconómicos, bem como representantes da Comissão Europeia e também dos departamentos do Governo da República responsáveis nacionais pelos fundos estruturais.

Com mais de 700 operações aprovadas, representando 720 milhões de euros de despesa pública de investimento, em que 420 milhões de euros estão já executados em obras dispersas pelo território regional, promovidas pelo Governo dos Açores, pelas Autarquias, mas também por outras entidades públicas e privadas, o PROCONVERGENCIA é o Programa Operacional do Quadro de Referência Nacional (QREN) com um dos melhores desempenhos no conjunto da programação para Portugal, relativa ao período de programação 2007-2013.

 A execução do PROCONVERGENCIA permitiu ainda que desde o seu arranque efetivo, no final de 2007, fossem injetados na economia açoriana 342 milhões de euros de fundo comunitário FEDER, através de reembolsos das despesas de investimento realizadas.
Nesta reunião foi ainda anunciado oficiosamente, para confirmação em cerimónia oficial, presidida pelo Comissário Europeu de Política Regional, no próximo dia 23 de Junho, em Bruxelas, a atribuição de um prémio ao PO PROCONVERGENCIA.
Com efeito, durante o ano de 2010, a Comissão Europeia lançou um convite aos Programas Operacionais dos 27 Estados-Membros para participarem no Regio Stars Awards 2011 com projetos que demonstrem o contributo comunitário no contexto das políticas de coesão. O PROCONVERGENCIA respondeu ao desafio e concorreu na categoria “Fotografia de divulgação de um projeto cofinanciado”, justamente com uma imagem da “Requalificação do Farol dos Capelinhos – Centro de Interpretação”, que veio a ganhar este concurso europeu.