Notícias

07/06/2010
Aprovados 562 milhões de euros de despesa pública de investimento

No dia 4 de Junho de 2010, nas instalações do Solar da Boa Nova, em Vila do Porto, Santa Maria, realizou-se a 4ª reunião da Comissão de Acompanhamento dos PO PROCONVERGENCIA e PRO-EMPREGO.

Nesta reunião, presidida pelo Gestor do PROCONVERGENCIA, o Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Dr. Rui Amann, foram apresentados e aprovados os Relatório de Execução de 2009, para além de outros pontos relativos à análise sobre a situação atual, abordagem de aspetos relativos ao desenvolvimento da programação, entre outros.

Participaram nos trabalhos deste órgão de acompanhamento da aplicação dos fundos estruturais, vários dirigentes da administração pública regional, parceiros socioeconómicos, bem como representantes da Comissão Europeia e também de departamentos do Governo da República responsáveis nacionais pelos fundos estruturais.

Dos elementos e dados apresentados relativos ai fecho do mês de Maio foi reconhecido e destacado ao posição leader do PROCONVERGENCIA, no âmbito da execução do QREN português 2007-2013.

Com perto de meio milhar de projetos aprovados, representando 562 milhões de euros de despesa pública de investimento, em que mais de 300 milhões de euros estão já executados em obras dispersas pelo território regional, promovidas pelo Governo dos Açores, pelas Autarquias, mas também por outras entidades públicas e privadas, o PROCONVERGENCIA é o Programa Operacional com melhor desempenho do período de programação 2007-2013.

A execução do PROCONVERGENCIA permitiu ainda que desde o seu arranque efetivo, no final de 2007, fossem pagos aos beneficiários regionais reembolsos de fundo comunitário de 243,3 milhões de euros.

Após a reunião e durante a tarde do dia 4 de Junho, o gestor do PROCONVERGENCIA e representantes da Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia e dos órgãos de gestão e de acompanhamento do QREN português visitaram alguns projetos comparticipados em Santa Maria, como a Reabilitação do Solar da Boa Nova, a Estação  de Rastreio de Satélites de Santa Maria ESA-EUROPEAN SPACE AGENCY e o Reequacionamento do Cais para FERRIES e das Infraestruturas do Porto de Vila do Porto.