Notícias

05/12/2008
PROCONVERGENCIA – Liderança na execução financeira

Na sequência do último relatório sobre a execução financeira dos programas operacionais que integram o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), reportado a 30 de Outubro, o PROCONVERGENCIA lidera os níveis de execução médios evidenciados para todo o QREN.

O valor das candidaturas aprovadas nos Açores no PROCONVERGENCIA ultrapassa já o montante de 132 milhões de euros de investimento, para uma comparticipação do fundo estrutural FEDER de cerca de 112 milhões de euros.

Mais expressivos são os valores observados para a execução financeira (despesa paga). Neste âmbito, observa-se que no PROCONVERGENCIA a execução financeira atinge já 36,9% do valor global dos projetos aprovados, representando a mais elevada taxa de execução financeira de todos os programas integrados no QREN.

Á data do final do mês de Outubro, encontrava-se paga a totalidade do cofinanciamento comunitário da despesa apresentada e validada, apresentada pelos beneficiários. Os 41,3 milhões de euros introduzidos na economia regional, via pagamentos do fundo FEDER, representavam mais de 54% de todos os pagamentos FEDER registados no país, para o conjunto dos programas financiados por aquele fundo estrutural.