Notícias

05/09/2014
Inauguração do Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Santa Bárbara - Ilha Terceira

No passado dia 3 de setembro de 2014 foi inaugurado o Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

O Centro de Interpretação é o 16º na Rede de Centros de Interpretação Ambiental dos Açores. Para o presidente do Governo Regional estas infraestruturas "constituem uma oferta cada vez mais enriquecida do desenvolvimento e do progresso dos Açores, o que potencia também o turismo”.

O Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Santa Bárbara é uma infraestrutura de apoio aos visitantes e utilizadores do Parque Natural da Ilha Terceira. A Reserva da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros faz parte do Parque Natural da Ilha Terceira e caracteriza-se por uma grande diversidade de espécies, habitats e ecossistemas protegidos. A Rede Natura 2000 integra também a Zona Especial de Conservação da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto. A Serra de Santa Bárbara situa-se no lado oeste da ilha, no concelho de Angra do Heroísmo. É um estrato vulcão extinto, com cerca de 13 km de diâmetro na base cónica e com 1021 metros de altura. O vulcão de Santa Bárbara, que tipifica o contorno elipsoidal a nordeste da ilha Terceira, é o mais geodiversificado de todos os grandes vulcões terceirenses.

Este projeto foi apoiado pelo PROCONVERGENCIA, no âmbito do eixo prioritário “Promover a Coesão Territorial e Sustentabilidade”, no objetivo específico “ Valorizar recursos e promover o equilíbrio ambiental”.