Notícias

05/06/2013
Reunião da 7ª. Comissão de Acompanhamento PROCONVERGENCIA e PRO-EMPREGO, na ilha das Flores

No dia 30 de maio de 2013, na Unidade Hoteleira das Flores – INATEL, reuniu-se a 7ª reunião da Comissão de Acompanhamento dos Programas Operacionais PROCONVERGENCIA E PRO-EMPREGO.

Nesta reunião, presidida pelo Gestor do PROCONVERGENCIA, o diretor regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Dr. Rui Amann, foram apresentados para aprovação os Relatórios de Execução de 2012 dos dois programas para a Região Autónoma dos Açores, FEDER e FSE, para além de outros pontos relativos à análise sobre a situação atual e o ponto de situação sobre o próximo período de programação 2014-2020.

Participaram nos trabalhos deste órgão de acompanhamento da aplicação dos fundos estruturais, vários dirigentes da administração pública regional, parceiros socioeconómicos, bem como representantes da Comissão Europeia e também dos departamentos do Governo da República responsáveis nacionais pelos fundos estruturais.

Com mais de 1.275 operações aprovadas, representando 1.206 milhões de euros de despesa pública de investimento, em que 693,6 milhões de euros estão já executados em obras dispersas pelo território regional, promovidas pelo Governo dos Açores, pelas Autarquias, mas também por outras entidades públicas e privadas, o PROCONVERGENCIA é o Programa Operacional do Quadro de Referência Nacional (QREN) com um dos melhores desempenhos no conjunto da programação para Portugal, relativa ao período de programação 2007 – 2013.

A execução do PROCONVERGENCIA permitiu ainda que desde o seu arranque efetivo, no final de 2007, fossem injetados na economia açoriana 703,3 milhões de euros de fundo comunitário FEDER.