Hospital Militar da Boa Nova
         
  CULTURA
Remodelação e Ampliação do Antigo Hospital Militar da Boa Nova
Ilha Terceira
 
         
  Designação do projeto
Remodelação e Ampliação do Antigo Hospital Militar da Boa Nova
         
  Entidade
Direção Regional da Cultura
         
  Custo Total Elegível
2.240.685,01
   
  Fundo Comunitário FEDER
1.904.582,26€
         
 

O antigo hospital da Boa Nova terá sido o primeiro hospital militar construído no país, no início do século XVI, tendo um profundo significado histórico para a Região Autónoma dos Açores.
A recuperação do imóvel vai proporcionar a instalação do Núcleo de História Militar adstrito ao Museu de Angra do Heroísmo, estando previsto o acolhimento das “reservas” da coleção militar, bem como a montagem da exposição permanente. Neste sentido será uma intervenção de readaptação e ampliação do antigo hospital militar da Boa Nova a um espaço expositivo, onde serão criadas valências, tais como acessos verticais, em escada e elevador, instalações sanitárias, vestiários, zonas técnicas e zonas de circulação.
O futuro Núcleo de História Militar, ao qual será associado e evocado o nome de Manuel Coelho Baptista de Lima, o primeiro diretor do Museu de Angra, terá o espaço expositivo de longa duração (no piso superior do volume longitudinal de maiores dimensões), o espaço expositivo temporário (no corpo intermédio do edifício) e a Ermida de Nossa Senhora da Boa Nova.

         
         
  GALERIA BOAS PRÁTICAS