logo    
     
Apresentação ->
Eixos ->
Regulamentos ->
Beneficiários|Candidaturas ->
Projectos Aprovados ->
Centro de Informação ->
Notícias ->
Sistema de Incentivos ->
ÁREA RESERVADA
Comissão Acompanhamento ->
Comissão Selecção ->
 
 
 

 

 

 
 
 

  Pan Azorean Film Festival
         
  INCLUSÃO SOCIAL
Pan Azorean Film Festival
Ilha de São Miguel e Terceira
         
  Designação do projeto
Pan Azorean Film Festival
         
  Entidade
AIPA - Associação dos imigrantes nos Açores
         
  Custo Total Elegível
47.447,49
   
  Fundo Comunitário FEDER
40.330,37€
         
 

Até ao início da década de 80 os Açores estiveram incluídos nas rotas migratórias internacionais, sendo que dentro do contexto nacional constituíram espaços de saída de milhares de pessoas para outros destinos e, em especial, E.U.A e Canadá. Por isso, a emigração é parte estruturante da cultura das ilhas açorianas sendo que a diáspora açoriana acrescenta e atribui um valor único à açorianidade.
No final da década de 90 começou a assistir-se a uma situação inversa. Ainda que não na mesma proporção, imigrantes vindos principalmente de Cabo Verde, Ucrânia e Brasil vieram residir para os Açores em busca de um futuro melhor. A sociedade açoriana passa então a deparar-se com a realidade com que os emigrantes açorianos haviam encontrado nos EUA e Canadá.
A posição privilegiada dos Açores nestas dinâmicas migratórias (emigração, migração e retorno) sugere, por isso, uma atenção particular às questões de integração, discriminação e exclusão social, racismo e xenofobia. Isto significa que é necessário o reforço de actividades que possam, de forma directa ou indirecta, valorizar a experiência migratória açoriana com consequências positivas no processo de integração dos imigrantes.
O cinema, tal como outras expressões artísticas, promove o desenvolvimento do exercício da alteridade, da capacidade de nos colocarmos na posição do outro, de nos descentrarmos e pormos em causa os nossos preconceitos e estereótipos.
A realização do Festival em Ponta Delgada pretende alertar para o facto de que as migrações e os desafios da interculturalidade são questões transversais do nosso tempo, das quais nenhuma sociedade pode e deve ficar alheia.
O Festival decorreu durante 8 dias, onde foram exibidos filmes, vídeos e produções das secções competitivas e não competitivas seleccionados por uma comissão especializada. Houve ainda um júri que premiou várias categorias a concurso.

         
         
  versão para impressão    
         
         
  GALERIA BOAS PRÁTICAS      
       





 

 

   

PROCONVERGENCIA Todos os direitos reservados | contatos | ligações
atualização 2014-11-28